sábado, 28 de maio de 2016

AO CHEGAR EM BOM JESUS, CONHEÇA O SALÃO DA SERRA

Durante o V CONEFLOR, não deixe de visitar o Salão da Serra e apreciar uma bela paisagem natural da região
Por Luciano França
Salve Salve Floresteiros, com muita animação e expectativa para o início do V Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (CONEFLOR), apresentamos a vocês mais um ponto de visitação na região, dessa vez é o Salão da Serra, futuro Parque Municipal do Salão da Serra, uma vez que está sob processo de criação pela Prefeitura Municipal e Conselho Municipal do Meio Ambiente. O local identifica a cidade de Bom Jesus, e apresenta uma riquíssima diversidade vegetal e nascentes, de modo que os prioriza a conservação.
O Local é composto por um conjunto de encostas, incluindo o alto de uma chapada com vegetação típica do cerrado no entorno da Serra.
Com área de 352,05 hectares e perímetro de 9.795,72 metros, o local apresenta além da beleza cênica da serra que emoldura a cidade, as nascentes dos córregos Grotão, Cedro e Palmeira, que foram fundamentais para a localização do município de Bom Jesus quando da chegada dos seus primeiros habitantes.

No local, é realizado há cerca de 12 anos a encenação da Paixão de Cristo, sendo uma das principais atrações religiosas da região, e muito apreciado pela população.

Visualização aérea de Bom Jesus, ao fundo o Salão da Serra (Foto: Cidade Verde)
Ao visitar o Salão da Serra, torna-se indispensável a presença de um acompanhante que conheça o local e possa apresentar as melhores localizações para apreciarem a paisagem local. Para entender um pouco da importância desse ponto de visitação para Bom Jesus, acompanhe as fotos abaixo:
Encenação da Paixão de Cristo no Salão da Serra, Bom Jesus, Piauí. (Foto: PortalB1)

Escadaria principal do Salão da Serra (Ponto Limite de subida). Foto: Fundac – Fundação Cultural do Piauí




**Fotos de Luciano França

** Cenários vistos a partir do topo da Serra. Tal visualização não faz parte da trilha, logo não nos responsabilizamos pelas subidas acima do Salão da Serra.
Obs: É Indispensável o acompanhamento de guia ou morador da região.